Jornada Pedagógica propõe caminho de renovação

12/01/2017 15:18:21 - Atualizada em 13/01/2017 07:22:08 - Por Lisiane Mossmann

A Jornada Pedagógica este ano tem como tema o “Projeto Educativo Comum: Trilhando juntos um caminho de renovação”. Educadores das unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE) em Teresina - Colégio Diocesano, Educação Infantil, Escola Padre Arrupe e Escola Santo Afonso Rodriguez - participam da atividade que é dividida em duas etapas: uma programação comum a todos os colaboradores, que acontece no Colégio Diocesano, e outra especifica para cada unidade. Entre esses dois momentos os colaboradores também fazem um retiro espiritual no Sítio Santo Inácio e na Casa de Retiro Santo Afonso.

Em 2016, os colaboradores receberam o livro do Projeto Educativo Comum (PEC) e foram apresentados ao projeto que norteia o trabalho em rede dos colégios da Companhia de Jesus no Brasil. De acordo com o diretor geral do Colégio Diocesano e diretor corporativo da Escola Santo Afonso Rodriguez e Escola Materno Infantil, Ir. Raimundo Barros, SJ, esta edição da Jornada Pedagógica trabalha de forma aprofundada os pressupostos e dimensões deste documento. “Os professores passam para a etapa prática onde irão estabelecer focos de ação a partir de suas vivências”, comenta.

Educadores avaliam trabalho e debatem Projeto Educativo Comum

Para o assessor pedagógico do Colégio Diocesano, Julival Alves, é fundamental pensar uma Jornada Pedagógica comum às unidades para discutir em conjunto aspectos da educação proporcionada pela RJE. “É o momento de consolidar o entendimento sobre os pressupostos e dimensões, para que os colaboradores entendam como o PEC implica no processo educativo”.

A coordenadora do Ensino Fundamental II da Escola Santo Afonso Rodriguez, Luciana Rodrigues, afirma que o PEC é um incentivo para o aprimoramento do trabalho na escola, levando em conta a aprendizagem integral do aluno. “O objetivo é que a gente possa olhar os nossos alunos e compreendê-los como pessoas que atuam além do ambiente escolar, como um cidadão”.

Segundo a diretora geral da Escola Padre Arrupe, Dalva Soares, a Jornada dará continuidade as discussões iniciadas ainda no ano passado. “Vamos avaliar o trabalho realizado e abordar temas como a inclusão, de acordo com as orientações trazidas no PEC”. A diretora destaca que o papel desempenhado pelo professor é fundamental devido a proximidade com o aluno.

Confira fotos