Jornada Pedagógica propicia reflexões entre teoria e prática

24/01/2016 12:57:24 - Por Camila Oliveira

A Jornada Pedagógica, que este ano propõe parceria entre as unidades educacionais da Rede Jesuíta de Educação no Piauí, reuniu no sábado (15) colaboradores do Colégio Diocesano, do 1º ano do Ensino Fundamental do Diocesano Infantil e da Escola Materno Infantil Padre Pedro Arrupe (EMIPA), para assistir a palestra “Habilidades e Competências: conceitos, fundamentos e relação com os objetivos de conhecimento”.

[caption id="attachment_43365" align="alignleft" width="300"]12514051_1120066778038329_3136687908834561957_o Professores participam de palestra no Diocesano[/caption]

A palestra, ministrada pelas professoras de disciplinas pedagógicas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Elenita Maria Dias de Sousa e Marilene de Oliveira Araújo, e a auxiliar de coordenação do Fundamental I Rosimar Soares Costa, contemplou o diálogo entre teoria e prática na docência, as competências e habilidades no currículo, o processo ensino-aprendizagem e os objetos de conhecimento.

Os professores da Rede Jesuíta de Educação participaram também do retiro espiritual. Amanda Viana, professora do Infantil II da Escola Materno Infantil Padre Pedro Arrupe, diz que é um momento de tranquilidade que possibilita a saída da rotina e que oportuniza maior contato com Deus. Rosimar Soares Costa, assistente de coordenação do Ensino Fundamental I, fala sobre os pontos de reflexão: “Cada direcionamento feito aqui exige olhar mais atencioso  a respeito da vida e isso refletirá em nossas relações de trabalho".  Constância Maria Vieira, professora auxiliar do Diocesano Infantil, acredita que o o aprendizado será aplicado no dia-a-dia: “É preciso ter o olhar para o outro de forma diferente, buscando entender suas fragilidades”.

A Jornada Pedagógica começou dia 14 de janeiro, quando os professores regressaram do recesso de fim de ano. Desde então, eles participam de momentos de planejamento das atividades do ano e aprofundamento da compreensão do trabalho desenvolvido na instituição, segundo a Pedagogia Inaciana. O evento se encerra no sábado, 23 de janeiro, com a celebração eucarística.

Confira fotos

Deixe um comentário

0 Comentário