Jesuíta lança livro sobre filmes que ajudam a rezar

05/10/2018 09:37:00 - Por Camila Oliveira

“Luz... Câmera... Oração! 30 filmes para ajudar a rezar” é o título de uma obra escrita pelo Ir. Epifanio Lima, SJ, que será lançada no dia 11 de outubro, em Teresina. O evento ocorrerá às 19h, na Livraria Entrelivros (Avenida Dom Severino, 1045, Bairro de Fátima). O autor do livro é diretor geral do Colégio São Francisco Xavier, que integra a Rede Jesuíta de Educação (RJE) e está localizado em São Paulo (SP).

O site do Colégio Diocesano entrevistou Ir. Epifanio Lima, que contou sobre a inspiração para escrever o livro e o motivo que o levou a lançá-lo na capital piauiense. Confira:

Diocesano – Como o seu livro desenvolve a ligação entre filmes e espiritualidade?

Ir. Epifanio Lima - Uma das consignas de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, é "Deus em todas as coisas e todas as coisas em Deus!". Com essa motivação é que compus esse livro: a espiritualidade inaciana trabalha de modo a aplicar de forma orante os sentidos naturais (como a visão, por exemplo), bem como elabora e propõe a contemplação de cenas como conteúdo para ajudar a rezar.

Desse modo, entendo como muito possível a união entre leituras fílmicas e olhares orantes com espiritualidade marcante e reflexão libertadora. Assim, filmes e espiritualidade vão fazendo uma conexão possível e benfazeja entre Deus e nós.

Diocesano – Como surgiu a ideia de elaborar esse livro?

Ir. Epifanio Lima – Um bom amigo, conversando comigo anos atrás, perguntou-me se eu tinha alguma lista de filmes que pudessem ajudar para orientação de retiros espirituais. Eu até tinha algo disperso em fichas e textos que ia montando a cada retiro que acompanhava, mas nada sistematizado. Foi assim que aquela conversa (e muitas grandes e boas ideias vêm de conversas com amigos...) acabou dando-me inspiração para compor o livro "Luz... Câmera... Oração! 30 filmes para ajudar a rezar”.

Diocesano – Por que o lançamento será em Teresina?

Ir. Epifanio Lima – Tenho apenas um modo de responder a essa pergunta: porque tenho em Teresina um "lar onde ainda não morei". Lar feito de amigos e amigas, leigos, leigas e companheiros jesuítas, parceiros em sonhos e ações que me ajudam a ser melhor dia a dia, como consagrado, como educador, como escritor. Pessoas que confiam que Deus trabalha na gratuidade e no dom de si aos demais e que fazem de mim um alvo de sua bondade, abnegação e carinho. Em Teresina, tenho verdadeiros irmãos e irmãs, mesmo que de outras famílias. Por isso, o lançamento do livro "Luz... Câmera... Oração! 30 filmes para ajudar a rezar" será em Teresina.