Encontro de Formação Integral reúne alunos da RJE em Belo Horizonte

06/10/2016 12:31:29 - Atualizada em 06/10/2016 12:42:50 - Por Samira Ramos

A Rede Jesuíta de Educação (RJE) iniciou, em 2015, um processo de revitalização de sua proposta educativa com a elaboração do Projeto Educativo Comum (PEC), lançado oficialmente em agosto de 2016. Nesse contexto, acontece o 1º Encontro de Formação Integral da RJE, em Belo Horizonte (MG), com alunos de todo o país. A delegação do Piauí é composta por alunos do Colégio Diocesano e da Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR), que foram acompanhados pela Orientadora Educacional, Lorenna Munise. Representando o Diocesano participam do encontro os alunos Rafael Freitas, Ana Liz Bandeira, Maria Eduarda Magalhães e Gerson Carlos Soares, alunos da 1ª série do Ensino Médio. As alunas Beatriz Pierote Alves da Silva e Ana Beatriz Alves Sousa, também da 1ª série do Ensino Médio representam a Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR).

Entre os mais de 30 mil alunos da RJE, 45 foram selecionados para a primeira edição do evento. O objetivo é colaborar com a formação integral dos estudantes da Rede, fortalecendo as dimensões espiritual, social e humano-afetiva por meio de uma experiência profunda e iluminada pelo modo de proceder inaciano, pelo incentivo ao protagonismo juvenil e pela reflexão que nos move para fora da zona de conforto.

O encontro propõe dinâmicas, momentos de reflexão, oração, celebração e partilha, trabalhados de forma lúdica e adequada à idade dos estudantes. Os participantes serão acompanhados por educadores de cada Plataforma Apostólica (Sul 1, Sul 2, Leste, Nordeste 1, Nordeste 2).

Essa será a primeira edição de um encontro presencial envolvendo alunos de todo o Brasil no novo contexto da RJE e também um momento de aprendizagem e amadurecimento, tanto para os estudantes como para a consolidação do PEC.

Fonte: Jesuítas Brasil