Diofeirac 2016 discute sustentabilidade

13/08/2016 08:38:22 - Atualizada em 13/08/2016 08:44:42 - Por Samira Ramos

Alunos apresentam projeto Plantale na Diofeirac 2015O tema da Feira de Conhecimento do Diocesano (DIOFEIRAC) está definido! Este ano os alunos irão desenvolver projetos que respondam ao questionamento “Dio Sustentável: como garantir um futuro responsável?”. A proposta é fomentar a discussão sobre sustentabilidade partindo do ambiente escolar para o mundo. O tema foi colocado em votação na Plataforma Moodle e escolhido de forma conjunta por alunos e colaboradores do Diocesano. No dia 15 de agosto, cada equipe de alunos deve enviar seu projeto via Moodle, acessando o curso DIOFEIRAC 2016 e preenchendo o formulário de participação. No dia 20 de agosto, os alunos se reúnem pela terceira vez com os professores orientadores dos projetos para discutir o desenvolvimento dos trabalhos.

A DIOFEIRAC desafia os alunos, lança questionamentos e propõe reflexão sobre questões sociais, despertando-os para a importância da atuação na sociedade. A feira é uma atividade curricular de todas as séries do Ensino Fundamental e Médio, com processo avaliativo, que analisa o empenho das equipes na concepção, pesquisa, realização e apresentação dos trabalhos, proporcionando uma vivência do processo de elaboração do trabalho científico. Além das orientações presenciais, estudantes e professores orientadores dispõem do Portal Moodle, como uma ferramenta de orientação e aprendizagem a distância, que dinamiza o processo e facilita a disseminação de materiais e a avaliação de atividades junto aos estudantes. O propósito da escola é que os alunos possam construir novos conhecimentos e revertê-los em serviço à sociedade.

A organização da DIOFEIRAC é dividida em três segmentos. O segmento do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental desenvolve um projeto por série, com atividades diferenciadas em cada turma, desenvolvidas em classe e extraclasse. A feira destinada a exposição dos trabalhos dessas turmas acontecerá dia 5 de outubro. Em outro segmento, que incorpora as turmas do 7º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, desenvolve-se um projeto específico por equipe, cada uma composta por 8 a 12 componentes. Nesse segmento, em que os estudantes já possuem mais autonomia, para fazer sua exposição na feira cada equipe apresenta um projeto e um relatório escrito do trabalho. A feira para os estudantes dessas séries acontecerá no dia 8 de outubro. O terceiro segmento é o dos estudantes do Ensino Noturno do Diocesano (ENOD). Utiliza a mesma metodologia de trabalho do segmento anterior e apresenta seus trabalhos no dia 10 de outubro.