Diocesano recebe homenagem na Câmara de Vereadores

14/04/2016 15:40:04 - Atualizada em 15/04/2016 07:52:08 - Por Lisiane Mossmann

O Colégio Diocesano, da Rede Jesuíta de Educação, foi homenageado na Câmara Municipal de Teresina. A solenidade foi proposta pela vereadora Teresa Britto (PV). “É uma das instituições de ensino mais tradicionais do nosso Estado, responsável por educar milhares de teresinenses. Trata-se de uma data especial, que não pode passar em branco, principalmente no âmbito do Legislativo municipal”, comenta Teresa Britto.

O colégio foi fundado em 1906 pelo bispo dom Joaquim Antonio d’Almeida. Em 1925, já com o nome de Colégio São Francisco de Sales, a instituição passou a funcionar em regime de internato, semi-internato e externato. Em 1960, os jesuítas assumiram a direção da instituição.

Inspirado no carisma e nos princípios que norteiam a pedagogia inaciana, o Colégio Diocesano trabalha para oferecer uma educação de excelência com vistas à formação integral da pessoa humana, à luz dos princípios cristãos. Hoje, atende 2.500 alunos, entre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, além de alunos na modalidade Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Ir. Raimundo Barros, SJ: agradece a homenagem na Câmara de Vereadores

A Educação Infantil também é alicerçada na Pedagogia Inaciana, e investe no nível de desenvolvimento da criança e sua singularidade e privilegia a ludicidade como estratégia para desenvolver a aprendizagem, com atividades realizadas a partir dos âmbitos de experiências e eixos de trabalhos: identidade e autonomia; linguagem oral e escrita; matemática; movimento; música; e artes.

Estavam presentes várias autoridades entre elas, a vice-governadora, Margarete Coelho (PP); o delegado da Educação da Província do Brasil da Companhia de Jesus, padre Mário Sundermann, SJ; o director do Colégio Diocesano, Ir. Raimundo Barros, SJ; o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Lobão (PMDB); a vereadora Teresa Brito (PV), superintendente da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU/Leste), Francisco Canindé; conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Lilian Martins; conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Piauí (OAB-PI), Cláudia Paranaguá, e o secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim.

Confira as fotos da homenagem