Diocesano realiza eleição para representantes de turma

24/11/2015 12:32:21 - Por Camila Oliveira

A eleição ocorrerá no dia 22.03 para os representantes de turma do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental e para os da 6ª série do Ensino Fundamental à 3ª série Ensino Médio.

Na eleição, cada turma do 4º e 6º ano do Ensino Fundamental elegerá dois representantes (um menino e uma menina). Já as turmas da 6ª série do EF à 3ª do EM devem votar numa das chapas que serão compostas de candidatos aos cargos de Representante de turma, Vice-representante, Representante de Esporte Masculino e Representante de Esporte Feminino. 

Os alunos podem inscrever suas chapas para concorrer à eleição até o dia 20.03 no Serviço de Orientação Educacional (SOE). A posse dos representantes eleitos será dia 24.03 às 19h na quadra coberta  do edifício sede do Colégio.

Conheça as características do líder na perspectiva inaciana

Justiça - O aluno na perspectiva de Santo Inácio de Loyola é, acima de tudo, uma pessoa justa. Por isso, a formação no colégio jesuíta, deve orientar o aluno para o tema central da justiça, que é a equidade, o equilíbrio de condições entre as pessoas, mas também a garantia de participação na distribuição de poder entre os indivíduos.

Discernimento - O aluno inaciano deve ser em primeiro lugar, uma pessoa de discernimento. Discernimento é a capacidade de medir os prós e os contras nas escolhas que fazemos. Por isso, o aluno inaciano não deve tomar nenhuma atitude precipitada. Toda decisão deve ser medida.  Nenhuma decisão pode ser movida por emoção exagerada sem ser, antes de tudo, pensada e refletida, meditada.

Serviço - O aluno inaciano deve ser um servidor. A atitude do inaciano é a do Bom Pastor. O Bom Pastor é capaz de dar a sua vida por suas ovelhas. O aluno inaciano deve buscar a inspiração em Jesus Cristo. Segundo Jesus "O mestre não é maior que o seu servo". O mestre deve servir, antes de ser servido. "Eu vim para servir e não para ser servido”.

Compaixão - O aluno inaciano deve ser movido pelo sentimento de compaixão. A compaixão significa sofrer com. Sofrer com é viver a serviço dos outros, principalmente com os que sofrem. A compaixão é o sentimento que nos move em direção aos que estão caídos à margem das estradas da vida. A atitude de compaixão é a do bom samaritano. O bom samaritano cura as feridas do homem que estava caído à margem da estrada.

Solidariedade - A solidariedade é atitude de quem tem compaixão. É a Atitude que leva a pessoa a uma ação em favor dos que sofrem.

Gratuidade - A gratuidade é a atitude de quem ajuda o próximo sem esperar recompensa.

Perdão - O perdão é a atitude mais sublime de quem se ama e ama. Quem muito ama muito perdoa, diz Jesus. O aluno inaciano deve ter a capacidade de perdoar as suas limitações e as dos outros.

Sacrifício - O sacrifício é a atitude de quem é capaz de doar a sua vida por uma causa. Toda causa que a pessoa abraça exige sacrifício e renúncias. O aluno deve ter em mente que, ao assumir a uma determinada liderança, deve renunciar a muitas coisas que ele considerava importante em sua vida.

Compromisso - O aluno inaciano deve ser uma pessoa comprometida com a causa que abraça. Deve ser responsável.

Amor - É a síntese de todas as outras características. O aluno inaciano deve amar, acima de tudo. Se for capaz de se amar e amar, é capaz de se perdoar e perdoar. Se é capaz de perdoar é compassivo, se é compassivo é solidário, se é solidário é capaz de ser gratuito, se é capaz de gratuidade é capaz de sacrifício, se é capaz de fazer sacrifício é capaz de se comprometer e servir da melhor maneira possível aos demais.

 Fonte: CIANEJ – Comissão Internacional para o apostolado da Educação Jesuíta / Características da Companhia.

Deixe um comentário

0 Comentário