Diocesano Infantil implanta Serviço de Psicologia Escolar

24/11/2015 12:32:21 - Por Camila Oliveira

_MG_4247

“Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser.” Louis Pasteur

O colégio Diocesano, a partir deste ano, começa a contar com mais um projeto no intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação, trata-se da implantação do Serviço de Psicologia Escolar do Diocesano Infantil (SEPEDI).

O projeto parte do princípio de que a Educação Infantil deve promover o desenvolvimento integral da criança num ambiente socializador, os conhecimentos psicológicos vêm acrescentar e proporcionar novas possibilidades para uma prática educativa individualizada.

Com isso, o profissional da Psicologia irá desenvolver atividades com toda a comunidade escolar, não somente diante das dificuldades que surgem, mas também na prevenção e objetivando o desenvolvimento de potencialidades, a autorrealização e o exercício da cidadania consciente.

Principais informações sobre o Serviço

O Serviço de Psicologia Escolar do Diocesano Infantil funcionará da seguinte maneira:

Agendamento: segundas e quintas pelo telefone 3221- 4444 ou na recepção do colégio (Rua Benjamin Constant, 699 - Centro/Sul)

Atendimento: Turno da manhã: segunda, quarta e sexta-feira

Turno da tarde: terça e quinta-feira

A quem se destina a SEPEDI?

O Psicólogo Escolar desenvolve atividades direcionadas aos alunos, professores e funcionários e atua em parceria com a coordenação da escola, familiares e profissionais que acompanham os alunos fora do ambiente escolar, agindo em duas frentes: a preventiva e a que requer ajustes ou mudança, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, humano e social de toda comunidade escolar.

O Serviço de Psicologia não realiza um acompanhamento psicológico clínico das crianças no colégio (terapia individual). Seu foco de trabalho é a observação, a prevenção e o encaminhamento quando necessário.

O que é Psicologia?

É uma ciência que visa compreender as emoções, a forma de pensar e o comportamento do ser humano contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Quem é o psicólogo escolar na Educação Infantil?

É o profissional que se preocupa com o bem-estar das crianças, com sua aprendizagem, com suas relações dentro e fora da escola, bem como com todos aqueles envolvidos no processo educacional.

O que faz o psicólogo escolar?

Desenvolve, apoia e promove a utilização de instrumental adequado para o maior aproveitamento acadêmico do aluno, assim trabalha através de:

• Atendimento individual da criança;
  • Intervenções grupais em sala;
  • Orientações à coordenação e professores;
  • Atendimento individual das famílias;
  • Construção e implantação de projetos educacionais;
  • Observação e encaminhamentos.