Coroação de Nossa Senhora marca o fim do Mês Mariano

23/05/2018 09:16:00 - Atualizada em 23/05/2018 14:11:43 - Por Samira Ramos

Tradicionalmente, católicos ao redor do mundo dedicam o mês de maio à Maria, mãe de Jesus. O Mês Mariano surgiu na Europa, continente onde a primavera se inicia em maio. Na estação, são colhidos frutos da terra e as flores do campo estão cheias e perfumadas, remetendo a Maria, considerada pelos cristãos como a flor mais bela.

A tradição do Mês Mariano chegou ao Brasil por meio dos portugueses, e desde então católicos prestam suas homenagens por meio de romarias – nas quais participam de peregrinações aos templos dedicados a ela, seja para pagar promessas, agradecer ou pedir graças – e coroações de Nossa Senhora, realizada em muitas paróquias no fim do mês.

A coroação de Nossa Senhora é uma tradição no Colégio

Segundo registros históricos, a tradição da coroação teve início no século XIV, como uma forma de demonstrar a devoção para com a Mãe de Nosso Senhor, uma das características mais marcantes do catolicismo. Coroar Nossa Senhora representa o reconhecimento dela como a Rainha, mesmo na simplicidade de sua figura.

Para celebrar o mês dedicado a ela, o Colégio Diocesano promove a coroação na quarta, 30, às 17h, na quadra 2. Já o Diocesano Infantil realizará a homenagem em dias diferentes: na terça, 29, pela manhã, para as turmas do Maternal I ao Infantil I, e no turno da tarde do mesmo dia para todos os segmentos. Já as turmas Infantil II e 1º ano do Ensino Fundamental, participam da coroação na quarta, 30. Na Educação Infantil, a coroação ocorre durante os acolhimentos.