Colaboradoras do Diocesano lançam livro infantil

19/05/2017 09:07:11 - Atualizada em 19/05/2017 09:20:40 - Por Camila Oliveira

Como resultado de um projeto de aprendizagem que é desenvolvido há três anos na Educação Infantil do Diocesano, da Rede Jesuíta de Educação (RJE), será lançado o livro Brinco e aprendo com os contos infantis. A autoria é de três colaboradoras da instituição: Maria da Santidade Lopes, Eva Barros e Cássia Dias. A obra traz sugestões de atividades práticas e lúdicas, baseadas em 20 contos infantis clássicos, e direcionadas a crianças de 2 e 3 anos de idade. Mesmo alunos maiores que possuam dificuldades no domínio de competências básicas podem ser beneficiados com o exemplar.

O livro se propõe a ser um auxílio para o desenvolvimento de habilidades afetivas, sociais, motoras e cognitivas nas crianças, além de promover um envolvimento delas com a leitura. Brinco e aprendo com os contos infantis vem acompanhado de um segundo livro com a sinopse das histórias que deram origem às atividades indicadas no primeiro. A ideia é que o material possibilite que os pais atuem como mediadores no processo de aprendizagem.

O projeto que inspirou a produção da obra é realizado nas turmas de Maternal I, na Educação Infantil do Diocesano. Intitulado “A família conta e vivencia histórias”, a execução do projeto tem mostrado “os avanços dessas crianças em relação ao interesse e o tempo de concentração para ouvir e contar histórias, a ampliação do repertório vocabular e a demonstração de prazer ao apreciar as páginas de um livro”, destacam as autoras.

As autoras explicam que a obra reflete as ideias de vários estudiosos: Piaget, ao considerar a criança capaz de agir para aprender; de Vygotski, pois lança mão da interação social, através da mediação constante do adulto; e de Wallon, na proposição de vivências e situações significativas que estimulam o prazer de fazer e de aprender algo novo.

O livro é ilustrado por Maria Eduarda Salvino, que tem 9 anos e é aluna do 5º ano do Ensino Fundamental no Colégio Diocesano. Maria também ilustrou o livro “O menino que não dormia sem ler”, de Leila Dantas, além de vários trabalhos acadêmicos.

Da esquerda para a direita: Cássia Dias, Maria da Santidade Lopes e Eva Barros.

Conheça as autoras

Maria da Santidade Lopes é pedagoga, psicopedagoga e especialista em Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem. É coordenadora pedagógica na Educação Infantil do Diocesano.

Eva Barros é pedagoga, especialista em Educação Infantil e em Alfabetização e Letramento. É coordenadora pedagógica adjunta na Educação Infantil do Diocesano.

Cássia Dias é psicóloga, psicopedagoga e especialista em Terapias Comportamentais. É psicóloga escolar na Educação Infantil do Diocesano.

Fonte: Ascom Diocesano

Deixe um comentário

0 Comentário