Alunos recebem orientações sobre o ENEM

03/02/2017 15:07:26 - Atualizada em 06/02/2017 09:29:29 - Por Samira Ramos

O educador Mateus Prado, considerado o maior especialista no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do país está em Teresina ministrando a palestra “Desvendando o ENEM” para alunos da 3ª série do Ensino Médio, pais e professores do Colégio Diocesano e Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR). Mateus discute sobre a estrutura do exame, estratégia de prova e como elaborar plano de estudo individualizado e personalizado.

Segundo Mateus a principal dificuldade dos alunos hoje é não retomar os assuntos estudados anteriormente. “Quando você estuda um conteúdo e não faz revisão durante um longo período você esquece, porque não aprendeu de fato”. O educador afirma que a melhor maneira de fixar conteúdo é exercitando constantemente, nunca começar um novo assunto deixando de exercitar o anterior.

Criar um plano de estudo, traçar metas e objetivos é fundamental para o estudante em qualquer fase da vida. Mateus ressalta que uma boa estratégia para o vestibular é individualizar o plano de estudo, porque cada pessoa possui um ritmo de aprendizado diferente, que requer determinada organização de tempo e administração do volume de conteúdo.

Para o aluno Aécio Fernando Rufino Filho, da 3ª série do Ensino Médio do Diocesano, as dicas são valiosas e irão ajudar na realização da prova. O aluno conhece bem o sistema de avaliação do ENEM, este ano vai fazer a prova pela terceira vez e pretende se preparar bastante. “Vou refazer as provas anteriores do ENEM, percebendo meus erros e me manter atualizado para fazer uma boa redação ”, ressalta.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi aplicado pela primeira vez em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes, tendo em vista o melhoramento da qualidade do ensino no Brasil. O formato da prova foi evoluindo gradativamente e passando a considerar a multidisciplinaridade como ferramenta básica para medir o conhecimento dos alunos. A partir de 2009 as instituições de ensino superior públicas começaram a usar a nota do Enem para seleção em seus cursos.

Atualmente o ENEM é a principal forma de ingresso em universidades públicas no Brasil, possibilitando também a concessão de bolsas de estudo em instituições de ensino privadas por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). De acordo com a estrutura do exame, em dois dias de prova, os estudantes devem fazer 180 questões de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e uma redação. 

Confira fotos

Deixe um comentário

0 Comentário