​Alunos participam da escolha do tema da Diofeirac

24/06/2016 10:17:25 - Atualizada em 24/06/2016 10:30:31 - Por Samira Ramos

Alunos apresentam trabalhos na Diofeirac de 2015Este ano, a Feira de Conhecimento do Colégio Diocesano (Diofeirac) tem novidades na escolha do tema. O processo será coletivo e envolverá estudantes e professores do colégio. Partindo de duas inspirações principais: a Campanha da Fraternidade 2016 “Casa Comum, nossa responsabilidade” e o aniversário de 110 anos do Colégio Diocesano, os estudantes irão propor sugestões para o tema geral da feira. O processo será orientado pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) e articulado pelos líderes de turma, que devem apresentar suas propostas de tema. Os temas propostos serão submetidos a votação online, por meio da plataforma Moodle, envolvendo primeiramente os estudantes e depois os professores.

O intuito é valorizar o protagonismo dos estudantes e envolver toda a comunidade na escolha do tema. O assessor pedagógico, Julival Alves da Silva, ressalta que os líderes irão articular e mobilizar as turmas que representam para que o tema proposto reflita o interesse dos estudantes. “A Diofeirac só tem sentido se conseguir mobilizar os estudantes no desenvolvimento de projetos de intervenção na realidade, que possam contribuir para um mundo melhor”.

De acordo com a diretora acadêmica, Margareth Santos, o caráter multidisciplinar da feira possibilita ao aluno a experiência da pesquisa. Os projetos apresentados na Diofeirac não se concluem com a pesquisa, eles se encaminham para ações fora do ambiente escolar que se revertem em beneficio para a sociedade. Além das orientações presenciais, estudantes e professores orientadores dispõem do Portal Moodle, como uma ferramenta de orientação e aprendizagem a distância, que dinamiza o processo e facilita a disseminação de materiais e a avaliação de atividades junto aos estudantes.

A organização da Diofeirac é dividida em três segmentos. O segmento do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental desenvolve um projeto por série, com atividades diferenciadas em cada turma, desenvolvidas em classe e extraclasse. A feira destinada a exposição dos trabalhos dessas turmas acontecerá dia 5 de outubro. Em outro segmento, que incorpora as turmas do 7º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, desenvolve-se um projeto específico por equipe, cada uma composta por 8 a 12 componentes. Nesse segmento, em que os estudantes já possuem mais autonomia, para fazer sua exposição na feira cada equipe apresenta um projeto e um relatório escrito do trabalho. A feira para os estudantes dessas séries acontecerá no dia 8 de outubro. O terceiro segmento é o dos estudantes do Ensino Noturno do Diocesano (ENOD). Utiliza a mesma metodologia de trabalho do segmento anterior e apresenta seus trabalhos no dia 10 de outubro.