Alunos do Diocesano produzem fanzines e expõem na Feira de Livro

24/11/2015 12:32:21 - Por Camila Oliveira
DSC02724

As poesias de Roseana Murray ganharam um charme a mais durante a XI Feira de Livros do Diocesano. Tanto os textos da autora quanto os produzidos pelos alunos sob sua inspiração, foram expostos ao público visitante da Feira no formato de fanzine.

E para apresentar esse gênero de literatura aos alunos, o colégio Diocesano realizou uma Oficina de Fanzine com professores do departamento de Português que lecionam para os alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.

“O fanzine é toda publicação feita pelo fã. Seu nome vem da contração de duas palavras inglesas e significa literalmente “revista do fã” (fanatic magazine)”, explica o escritor Demétrius Galvão, ministrante da Oficina.

DSC01346Segundo Demétrius, o gênero é ideal para se trabalhar o universo imaginativo da criança por não haver regras rígidas nem de formato, nem de texto. “Dessa forma os alunos se sentem livres para falar sobre o tema, pois sabem que podem usar sua própria maneira de se expressar. É um exercício de autonomia e liberdade”

Para a coordenadora do ensino fundamental, Claudianny Galvão, aprender sobre fanzine enriqueceu a habilidade e a criatividade de professores e alunos "assim ficamos todos mais capazes de inventar formas próprias de comunicação", disse Claudianny.

No caso dos alunos do Diocesano, fãs de Roseana Murray e mais novos fanzineiros, o processo de criação teve início com a pesquisa sobre a autora e depois passaram à prática, montando e replicando os fanzines que puderam ser distribuídos e expostos durante a Feira de Livro e agora estão disponíveis para apreciação dos leitores na biblioteca do colégio.