Alunos recebem certificado de participação na Olimpíada Nacional em História do Brasil

22/09/2017 11:40:57 - Por Camila Oliveira

Alunos do Colégio Diocesano receberam certificados pela participação na 9ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Os estudantes cursam do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e formaram 18 equipes, todas orientadas por professores de História, para participar da competição.

Para a estudante Maria Clara Braga, da 3ª série B do Ensino Médio, participar da ONHB foi bastante agradável. “A olimpíada é bem divertida, é um material que complementa tanto a carga horária escolar quanto conhecimento de vida”, afirma. Ela acredita que é importante que os alunos se envolvam desde cedo com essa competição. “Dessa forma, quando eles chegarem à 3ª série do Ensino Médio já terão um bom repertório de conhecimento na área”, ressalta.

Em 2017, a adesão dos estudantes à ONHB foi mais expressiva que nos anos anteriores. “Foi feito um chamamento nas salas de aula, explicando o que era a olimpíada. Devemos a maior participação a essa atitude do Departamento de História junto à Coordenação de Orientação e Acompanhamento de Projetos Especiais”, comenta a coordenadora do Departamento de História, professora Patrícia Prado.

No total, 18 equipes participaram da competição este ano

Durante a solenidade, o coordenador de orientação e acompanhamento de projetos especiais, professor Cassiano Santos, destacou a persistência e determinação dos alunos. “A expectativa é que no próximo ano a quantidade de participantes na ONHB seja ainda maior”, enfatiza o coordenador.

A ideia é intensificar a participação dos alunos por meio de competições promovidas pelo próprio Diocesano. “A proposta é realizar uma jornada interna de história como forma de preparação para a ONHB”, revelou o diretor geral do Colégio Diocesano, Ir. Raimundo Barros, SJ, durante o evento.

A ONHB é realizada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 2009. As equipes são formadas por até quatro pessoas, sendo três alunos e um professor. É dividida em seis fases, dentre as quais cinco são realizadas online e a última é presencial.

Clique aqui para ver mais fotos