​Alunos são premiados na Olimpíada Brasileira de Robótica

02/04/2016 11:00:53 - Por Ana Carolina Dias

Dez alunos do Colégio Diocesano foram premiados na modalidade teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2015. Na cerimônia de entrega das medalhas, no Colégio Diocesano, foram homenageados também alunos que se destacaram no evento no Estado e entregue o certificado de participação na competição.

Lucas Farias foi um dos alunos que recebeu medalha de ouro

Na etapa prática estadual da Olimpíada, que aconteceu nos dias 28 e 29 de agosto de 2015, no Colégio Diocesano, a equipe Robotronic 2, formada por alunos do Colégio Diocesano, foi campeã no nível 2 (Ensino Médio e Técnico) e a equipe Alfa, composta por alunos da Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR), ficou classificada em segundo lugar no mesmo nível. As equipes, ambas formadas por alunos de escolas da Rede Jesuíta de Educação, representaram o Piauí na etapa nacional que aconteceu em Uberlândia (MG), no período de 29 de outubro a 1º de novembro.

Karla Giovanny, coordenadora de Tecnologia Educacional diz que em 2015 se obteve crescimento significativo de inscritos tanto na Modalidade Teórica como na Prática. "Isso significa que nossos alunos estão começando a desenvolver mais habilidades na área de tecnologia”. Segundo a coordenadora, o estudo dessa área desenvolve o raciocínio lógico, ajuda na concentração e facilita o trabalho em equipe. O aluno Lucas Mendes Farias do 4º ano C, que recebeu medalha de ouro, diz que os desafios são importantes para estimular a busca pelo conhecimento e que pretende participar da edição da OBR este ano. "Eu quero sempre aprender mais e adoro ser desafiado. É o que me faz participar de competições", ressalta.

A OBR atua em duas modalidades distintas, teórica e prática. A prova teórica da Olimpíada é destinada a alunos do Ensino Fundamental e Médio e foi dividida em seis níveis, de acordo com a escolaridade do participante. A avaliação aborda conteúdos específicos da robótica, assim como domínio de outras áreas, como língua portuguesa e ciências, que são divididos em cinco eixos cognitivos: domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas.

Para conferir as fotos