Alunos do Diocesano são premiados na Olimpíada Brasileira de Robótica 2015

24/01/2016 12:57:24 - Por Camila Oliveira

Nove alunos do Colégio São Francisco de Sales – Diocesano foram premiados na edição 2015 da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na modalidade teórica. As medalhas conseguidas foram as seguintes:

Ouro:

Ivan Guimarães Miranda

- Anna Sophia Pacífico Sousa, 2º C, Ensino Fundamental

Anna Sophia Pacifico Sousa

A OBR atua em duas modalidades distintas, teórica e prática. A prova teórica da Olimpíada, que aconteceu em agosto deste ano, foi destinada a alunos do Ensino Fundamental e Médio e foi dividida em seis níveis, de acordo com a escolaridade do participante. A avaliação aborda conteúdos específicos da robótica, assim como domínio de outras áreas, como língua portuguesa e ciências, que são divididos em cinco eixos cognitivos: domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas.

[caption id="attachment_42958" align="alignright" width="295"]11899962_1049311758447165_296763172416151263_n Equipes Robotronic 2 e Alfa na etapa estadual.[/caption]

Na etapa prática estadual da Olimpíada, que aconteceu nos dias 28 e 29 de agosto, no Colégio Diocesano, a equipe Robotronic 2, formada por alunos do Colégio Diocesano, foi campeã no nível 2 (Ensino Médio e Técnico) e a equipe Alfa, composta por alunos da Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR) ficou classificada em segundo lugar no mesmo nível. As equipes, ambas formadas por alunos de escolas da Rede Jesuíta de Educação, representaram o Piauí na etapa nacional que aconteceu em Uberlândia (MG), no período de 29 de outubro a 1º de novembro.

Karla Giovanny, Coordenadora de Tecnologia Educacional do colégio fala sobre o estudo da robótica no Piauí. “Em 2015, tivemos um crescimento significativo tanto na Modalidade Teórica como na Prática. Isso significa que nossos alunos estão começando a desenvolver mais habilidades na área de tecnologia”. Segundo a coordenadora o estudo dessa área desenvolve o raciocínio lógico, ajuda na concentração e facilita o trabalho em equipe.