OBF é realizada com estudantes do Ensino Fundamental e Médio

11/05/2019 14:15:00 - Atualizada em 11/05/2019 14:49:32 - Por Ana Carolina Dias

A 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) foi realizada na última quinta-feira, 9 de maio, com os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. A OBF é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) que possui entre seus objetivos principais identificar estudantes talentosos, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

Os participantes só poderão participar das fases seguintes (2ª e 3ª) se atingirem o número mínimo de acertos estipulado pela Comissão da OBF na primeira fase da prova. O coordenador de Projetos Complementares do Colégio Diocesano, José Voste Júnior, afirma que a expectativa não poderia ser maior após a prova. “A nossa expectativa é conquistar medalhas, mesmo ainda tendo a fase 2 e 3. Mas, acima de tudo, nosso objetivo é dar oportunidade e apoio para nossos alunos, ajudando-os a desenvolver seu aprendizado e adquirir experiência com resoluções de questões de alto nível”, afirma.

O estudante Ângelo Emanuel Marques, da 2ª série A do Ensino Médio, conta que sua preparação para a OBF foi feita com bastante planejamento. “Além de participar das aulas regulares, também frequentava a monitoria no contraturno e fazia provas das olimpíadas passadas. Sempre participo das olimpíadas para testar meus conhecimentos, uma vez que é uma ótima oportunidade de enriquecer minhas habilidades”, ressalta o aluno.

De acordo com a estudante Maria Augusta Ayres, da 3ª série A do Ensino Médio, o hábito de participar das Olimpíadas do Conhecimento também é visto por ela como ferramenta de grande importância no aprofundamento de seus conhecimentos. “Participo de quase todas as olimpíadas. Além de aprender mais sobre assuntos que vejo em sala de aula, a participação me ajuda a testar o que aprendo e ir mais além. Com isso, percebo melhoria no rendimento escolar”, explica a aluna.

Deixe um comentário

0 Comentário