Diocesano é ouro na Olimpíada Brasileira de Física

04/05/2019 11:35:00 - Atualizada em 10/05/2019 11:15:35 - Por Ana Carolina Dias

O estudante egresso da 3ª série B do Ensino Médio, Rafael Freitas Rodrigues Aguiar, conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) - Estadual de 2018. A solenidade de premiação ocorreu na última quinta-feira, às 14h30, no auditório Afonso Senna/UFPI. Atualmente, o aluno está cursando Engenharia de Controle e Automação na Universidade Federal de Minas Gerais.

O estudante já tinha o hábito de participar das Olimpíadas do Conhecimento, tendo conquistado medalhas nas competições ao longo dos anos. Segundo ele, a participação nas olimpíadas o instigava a buscar conhecimentos fora da sala de aula. “Essa conquista é consequência de anos de participações. Meus professores também fizeram um grande diferencial, pois sempre me incentivaram a fazer questões mais complicadas e pensar fora da caixa”, conta o aluno, que também ressalta as aulas preparatórias para o ITA como fator determinante. “São ensinados não só conhecimentos avançados, mas conhecimentos básicos aprofundados e maneiras corretas de se enfrentar os problemas”.

A OBF abrange estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Para preparar os alunos, o Colégio Diocesano desenvolve aulas preparatórias no período que antecede à prova. “Fazemos resoluções de questões e abordamos conteúdos relativos à Olimpíada. É importante mencionar que a participação na competição ocorre de forma optativa, sendo necessário que o aluno faça sua própria inscrição”, ressalta a professora de Física do Colégio Diocesano Karoma Cristina Morais.

A edição de 2019 da Olimpíada Brasileira de Física será realizada na quinta-feira, 9, das 14h20 às 18h20, no Ginásio do Colégio Diocesano.