Rede Jesuíta no Piauí

A Companhia de Jesus, também conhecida como Ordem dos Jesuítas, completou 475 anos de fundação. Os jesuítas estão presentes em mais de 130 países. Proporciona educação para mais de três milhões de pessoas em uma das maiores redes de educação do mundo, a Rede Jesuíta de Educação, que abraça mais de 180 colégios, 200 universidades e faculdades e 2.724 centros de Educação Popular Fé e Alegria.A Companhia de Jesus (Societas Iesu, SJ) começou com uma amizade de três companheiros de quarto que estudavam na Universidade de Paris, em 1534. Guiados pelo basco Iñigo López de Loyola, conhecido posteriormente como Inácio de Loyola, Pedro Fabro e Francisco Xavier fizeram os Exercícios Espirituais. Ainda em 1534, o pequeno grupo era já formado por sete companheiros.

Fundação da Companhia de Jesus
O fruto do trabalho dos primeiros companheiros foi apresentado ao papa Paulo III que o aprovou oralmente, reconhecendo a Companhia de Jesus em 3 de setembro de 1539. Um ano depois, no dia 27 de setembro de 1540, o mesmo Papa Paulo III aprova oficialmente a Companhia de Jesus com a bula Regimini militantis Ecclesiae.

Em pouco tempo, multiplicaram-se e espalharam-se por todo o mundo nas mais distintas e inimagináveis missões. São Francisco Xavier, no Oriente, e São José de Anchieta, no Brasil, são apenas dois exemplos do fervor apostólico e missionário da Companhia em seus primeiros anos.


Chegada Jesuítas


Os jesuítas chegaram ao Brasil em 1549. Durante 210 anos, foram os responsáveis pelo sistema de educação do Norte ao Sul. Quando foram expulsos, em 1760, deixaram o País 500 padres e irmãos e foram extintos 17 colégios e 36 missões. Questões políticas e religiosas levaram à Ordem a ser perseguida no mundo e finalmente ser suprimida em 1773 pelo papa Clemente XIV.

No entanto, seguiram com as missões somente na Rússia, fazendo com que o papa Pio VI autorizasse a existência da Companhia de Jesus por lá e na Polônia. Com as mudanças políticas pós-Guerra Napoleônica, o papa Pio VII instaura novamente a Ordem no mundo, mais precisamente, no dia 7 de agosto de 1814. No Brasil, os jesuítas retornaram em 1842.

 

A história jesuítica no Piauí

Há informações sobre os jesuítas no Piauí desde 1607, mas eram missionários de passagem rumo ao Maranhão. O governo de Pernambuco, na época, procurou a Ordem para a criação de uma missão em terras maranhenses.

Segundo registros, a Companhia começou a desenvolver sua atividades missionárias em 1696 na região, a partir da comunidade fixada na Serra da Ibiapaba. A herança deixada pelo sertanista Domingos Afonso, o Mafrense, ajudou, então, os jesuítas a se fixarem terras piauienses, em 1711.


Expulsão dos Jesuítas


Mas assim como no resto do País, os jesuítas no Piauí são perseguidos e expulsos, entre 1759 e 1760. Só retornaram ao Estado em 6 de janeiro de 1960, quando assumiram a direção do Colégio Diocesano. (Fonte Portal jesuitasbrasil.com e Jesuítas no Piauí, de padre Cláudio Melo)

Atualmente, a Companhia de Jesus mantém 10 obras em Teresina (PI)

 

Colégio Diocesano    


Diocesano


O Colégio São Francisco de Sales, mais conhecido como Colégio Diocesano, é uma instituição secular, que funciona nos turnos manhã, tarde e noite, nas modalidades Ensinos Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, no chamado Ensino Noturno do Diocesano – ENOD. Com o lema “Educando para a beleza da paz”, o colégio tem suas atividades guiadas pela Pedagogia Inaciana e desenvolve vários projetos que visam à formação integral dos alunos, como a Feira de Livros do Diocesano e a DIOFERAC, a Feira de Conhecimento do Diocesano.

 

Colégio Diocesano Infantil    


Diocesano Infantil


O Colégio Diocesano Infantil foi inaugurado em 2003. Hoje atende mais de 600 alunos entre dois e seis anos de idade.  E A proposta pedagógica do Colégio Diocesano Infantil é alicerçada na Pedagogia Inaciana, que considera o nível de desenvolvimento da criança e a sua singularidade e privilegia a ludicidade como estratégia para desenvolver a aprendizagem As atividades são realizadas a partir dos âmbitos de experiências e eixos de trabalhos Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Movimento, Música e Artes, definidos nos Referenciais Curriculares da Educação Infantil e contemplam diferentes projetos de aprendizagem.

 

Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR) 


ESAR


A Escola Santo Afonso Rodriguez atende cerca de 770 alunos desde o 1º ano do Ensino Fundamental até 3ª série do Ensino médio, nos turnos manhã e tarde e ainda na modalidade de ensino integral. São atendidos alunos de família de baixa renda na região da Grande Socopo e zona rural de Teresina. A escola foi fundada em 1963 por jesuítas e hoje desenvolve vários projetos que incentivam o desenvolvimento integral dos alunos, como projetos contra o bullyng e de música.

 

Escola Materno Infantil Padre Pedro Arrupe  (EMIPA)


EMIPA


A EMIPA atende aproximadamente 400 crianças em situação de vulnerabilidade social e econômica na grande região do Porto Alegre, compreendendo cerca de 15 bairros: Conjunto Porto Alegre, Residencial Mestre Dezinho, Loteamento Porto Alegre I, II e III, Santa Clara, Loteamento Portal da Alegria I, II, III e IV, Residencial Polo Sul, Residencial Torquato Neto, Vila da Glória, Comunidade Betel, Vila Nova Aliança, Parque das Esplanadas, Vila Irmã Dulce. É uma instituição de natureza filantrópica fundada em 2003.

 

Paróquia Santo Inácio de Loyola  


Paróquia Santo Inácio


A Paróquia Santo Inácio de Loyola foi fundada em 31 de julho de 2014, no bairro Socopo, em Teresina. Antes, era considerada como Área Pastoral da Paróquia do Divino Espírito Santo e abrigava as comunidades de Morros, Cidade Jardim, Anita Ferraz, Vila Nova e Pedra Mole. Quando foi reconhecida como paróquia, as comunidades de Tapuia, Soinho e Socopo foram incluídas  na área de abrangência. Nesta região vivem cerca de 25 mil famílias em situação de vulnerabilidade social.

São desenvolvidas atividades sacerdotais como batizados, casamentos, catequese e visita aos doentes, além de oferecer curso para noivos, pastoral da família, pastoral da juventude e curso de ministro da eucaristia. Além dessas atividades, é desenvolvido um trabalho com pessoas de diferentes comunidades da paróquia, que formam o Grupo Peregrino: São cerca de 20 jovens que recebem formação baseada na espiritualidade inaciana e atuam em suas respectivas comunidades.

 

Casa de Retiro Santo Afonso Rodriguez


Casa de Retiro


Casa de Retiros é uma associação beneficente de formação, localizada na Região da Socopo, com a finalidade de promover encontros de estudo sociais e de reflexão religiosa. Também oferece assistência social e cultural à comunidade local.

 

Centro Inaciano de Espiritualidade “Mãe da Divina Graça” (CIES)

 


CIES


O CIES começou suas atividades em 2001 e se propõe a ser um centro de irradiação da espiritualidade inaciana e oferece celebração diária, cursos de espiritualidade, exercícios na Vida Cotidiana (EVC), exercícios Espirituais e retiros orientados.

 

Centro Social Pedro Arrupe


Centro Social Pe. Pedro Arrupe


O  Centro Social desenvolve ações na área de promoção humana. O projeto Núcleo de Promoção da Terceira Idade – Antônio Carneiro integra este Centro Social e atende a 250 idosos, oferecendo atividades físicas, lúdicas, recreativas e educativas, como capoterapia, hidroginástica, maculelê, forró terapia, encontros de convivência, movimento corporal com variações musicais, passeios, celebração eucarística mensal e comemorações. Mantém ainda cursos de qualificação como bordado, confecção de artesanato e informática.

As ações do núcleo são desenvolvidas de forma continuada, com atendimento permanente, prestação de serviços e atividades que possuem a finalidade de proporcionar qualidade de vida e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários das pessoas idosas. O Projeto Antônio Carneiro conta também com a parceria das Faculdades de Teresina com serviços de psicologia, acupuntura e serviço social.

 

Centro de Saúde Pedro Arrupe (CSPA)


Centro de Saúde


O CSPA foi desmembrado do Centro Social Pedro Arrupe em 2011 e desenvolve programas integrados que garantem o atendimento a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. Profissionais ministram palestras, desenvolvem ações preventivas e curativas, incentivam o atendimento médico odontológico para despertar a consciência nas pessoas de que a saúde é um direito que possuem como cidadãs.

 

Casa Magis   


Casa Magis


A Casa Magis está a serviço da juventude e, em sua programação, são realizadas diversas atividades. Entre elas, formações, lucernários, Exercícios Espirituais para jovens, tardes de formação e oração.

O trabalho da Casa MAGIS de Teresina é realizado em articulação com outras obras da Companhia de Jesus no Brasil. Ela está localizada no  Colégio Diocesano, que cedeu e realizou a reforma do espaço. No local, os jovens podem se encontrar em momentos de formação, convivência, voluntariado e celebração da fé.