Companhia de Jesus Companhia de Jesus

O Colégio Diocesano, educando gerações para a beleza da paz, desde 1906, foi fundado pelo primeiro bispo do Piauí, Dom Joaquim Antônio de Almeida, e pertence à Companhia de Jesus desde 1960. Integrado à Rede Jesuíta de Educação (RJE) com suas unidades São Francisco de Sales - Diocesano (ensino fundamental e médio | Rua Barroso/Praça Saraiva, 363) e Diocesano Infantil (R. Benjamim Constant, 699), constitui-se a maior obra da RJE no Piauí, juntamente com as Escolas Padre Arrupe, no bairro Porto Alegre, e Santo Afonso Rodriguez, no bairro Socopo, que oferecem formação integral e gratuita a crianças e a adolescentes.

Alinhado ao Projeto Educativo Comum (PEC) da RJE, o Colégio Diocesano tem como missão oferecer uma educação de qualidade, à luz de uma concepção cristã de pessoa humana e de sociedade, buscando desenvolver nos educandos a autonomia, a excelência humana e acadêmica e o espírito de liderança e de promoção da fé e da justiça.

Nossa prática educativa é orientada pela pedagogia inaciana, assim denominada porque é inspirada nos ensinamentos de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, há quase cinco séculos (desde 1540). O paradigma pedagógico inaciano está baseado no modelo Experiência, Reflexão e Ação, além da consideração do contexto e da avaliação, que permeiam todo o processo de formação integral dos estudantes.

Figura - Paradigma Inaciano
Fonte: Pedagogia inaciana: uma proposta crítica

Asociación de Universidades Confiadas a la Compañía de Jesús en América Latina Jesuit Schools Network. CPAL - Conferencia de Provinciales Jesuitas en América Latina. Jesuit Education Jesuit European Committee for Primary & Secondary Education – JECSE. World Union of Jesuit Alumni Federación Internacional de Fe y Alegría Flacsi | Federación Latinoamericana de Colegios de la Compañía de Jesús The Jesuit Curia in Rome