Use a internet de forma segura

05/02/2019 00:00:00 - Atualizada em 04/02/2019 19:33:02 - Por Camila Oliveira

A internet trouxe muitos benefícios para a sociedade contemporânea. Porém, nesse universo de informação disponível na web, nem tudo é bom. O Dia Mundial da Internet Segura, celebrado em 5 de fevereiro, foi criado para conscientizar os cidadãos acerca de comportamentos que devem ser adotados para garantir um uso ético, seguro e responsável da ferramenta. Atento à necessidade de conscientização, o Colégio Diocesano apresenta orientações sobre os cuidados necessários ao navegar na internet.

 

1 - Visite sites seguros

Preste atenção no endereço do site que aparece no seu navegador. “Https” indica que você está navegando em um ambiente seguro. 

 

2 - Crie senhas fortes

Não caia na tentação de criar senhas óbvias como data de aniversário, personagens de filmes ou desenhos. Utilize sempre letras, números e caracteres especiais como @, # ou *.

 

3 - Use antivírus

Invista em um programa de segurança para seu computador ou dispositivo móvel. É importante também mantê-lo sempre atualizado. Dessa maneira, você estará protegido contra vírus e outros tipos de ameaças.

 

4 - Acompanhe os pagamentos bancários

Confira sempre o extrato bancário de suas contas. Dessa maneira, você pode monitorar quando houver alguma transação suspeita e comunicar à agência responsável.

 

5 - Cuide bem dos seus dados pessoais

Nada de se expor demais nas redes sociais, nem compartilhar por e-mail número de documentos ou informações confidenciais.

 

6 - Cuidado com ofertas na web

Ofertas muito extraordinárias podem ser indício de fraude. No Brasil, crimes virtuais que utilizam o phishing – o uso de sites e e-mails falsos para atrair vítimas e roubar informações – é bastante comum.

 

7 - Converse com as crianças sobre segurança digital

Cada vez mais as crianças participam da internet, seja em casa ou na escola. Converse com seu filho sobre ciberbullying e outros perigos na rede. 

 

8 – Fique atento na hora de comprar online

Faça compras em sites que tenha uma boa reputação. Fique atento também ao endereço do site. Fraudadores podem fabricar sites bastante parecidos com os mais famosos para atrair internautas desatentos.

 

9 – Fraudes acontecem. Previna-se!

Phishingpharming, identidade falsa, cavalos de troia, tudo isso são ameaças bastante comuns usadas por criminosos virtuais para roubar as vítimas na internet. Conhecer as práticas e saber como se proteger é essencial.

 

10 – Atenção para fotos em celular

É indicado que as pessoas não guardem fotos intimas no computador ou celular, pois hackers são treinados para roubar esse tipo de documento e espalhar pela internet.

 

Fonte: Mundo Positivo


Dicas de uso para crianças e adolescentes

 

1 - O que você compartilha na internet com seus amigos não fica só entre vocês. Informações pessoais nas redes sociais se tornam públicas.

 

2 - O que você divulga na rede dificilmente será removido depois.

 

3 - Os “cadeados” e bloqueios de acesso podem ser “quebrados” por pessoas mal-intencionadas.

 

4 - Evite exibir imagens com pouca roupa ou sensuais, pessoas mal-intencionadas podem distorcer e usar suas imagens para te intimidar e ameaçar publicá-las.

 

5 - Evite usar webcam com estranhos. Sua imagem pode ser manipulada e você pode ser ameaçado de ter essa foto montada em situações humilhantes e divulgada entre amigos e familiares.

 

6 - Bloqueie o contato dos agressores no celular, chat, e-mail e redes de relacionamento.

 

7 - Jamais aceite convite para encontrar presencialmente um amigo virtual sem autorização. Mesmo que vá com seus pais ou adultos responsáveis, vá a local público.

 

8 - Quando um conteúdo pornográfico (fotos, vídeos, histórias escritas) envolvem crianças e adolescentes na Internet, isso é crime! Você pode denunciar no endereço www.denuncie.org.br, ligar para o Disque 100, ir a uma delegacia especializada ou se dirigir ao conselho tutelar mais próximo.

 

Fonte: Cartilha Diálogo Virtual 2.0

 

Mais informações:

https://internetsegura.br/pdf/guia-internet-segura.pdf

https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf

 

Deixe um comentário

0 Comentário