Sustentabilidade social é promovida por meio de projeto da Companhia de Jesus no Piauí

28/08/2018 10:17:00 - Atualizada em 28/08/2018 10:27:10 - Por Camila Oliveira
    Obras da Companhia de Jesus em Teresina promovem o Projeto Veredas, realizando ações de sustentabilidade nas comunidades em que estão inseridas. O lançamento da proposta ocorrerá entre os dias 29 de agosto a 12 de setembro, em encontros com os diversos públicos alcançados pelo projeto. Como parte da programação de lançamento, o secretário para justiça socioambiental da Província BRA, padre José Ivo Follmann, SJ, estará no Colégio Diocesano, no dia 1º de setembro, às 10h50, onde se reunirá com os colaboradores de todas as obras.    
    Participam do projeto o Colégio Diocesano, o Colégio Diocesano Infantil, a Escola Santo Afonso Rodriguez, a Escola Padre Arrupe, o Centro Social Pedro Arrupe e a Casa MAGIS Teresina. Por meio do Projeto Veredas, serão desenvolvidas ações de educação ambiental junto às unidades participantes e às comunidades locais, coleta seletiva de materiais recicláveis e estabelecimento de parcerias para a correta destinação dos resíduos coletados, criação de medidas que favoreçam maior segurança e rentabilidade ao trabalho dos catadores, além do fomento à implantação de ações práticas de sustentabilidade socioambiental nas obras.
    O intuito é contribuir para a promoção da justiça socioambiental por meio do processo de conscientização e formação integral e do empoderamento de grupos locais de catadores de materiais recicláveis da região da Escola Padre Arrupe. “Queremos que a comunidade escolar estabeleça um diálogo com os catadores locais”, afirma o coordenador do projeto, Isaías Gomes, SJ. Dessa forma, a ideia é que o trabalho dos catadores seja conhecido e valorizado pela comunidade.
    No encontro com os colaboradores, o padre José Ivo Follmann, SJ, discorrerá sobre a missão da Companhia de Jesus para projetos de sustentabilidade social e sobre a promoção da justiça socioambiental. O Projeto Veredas está em conformidade com a segunda prioridade apostólica da Província BRA: “A contribuição na superação do abismo das desigualdades sociais e suas graves implicações econômicas, políticas, culturais e ambientais”.
 
Datas do lançamento
  • Casa Magis e Centro Social Padre Arrupe – dia 29/8
  • Escola Padre Arrupe – dia 31/8
  • Colégio Diocesano – dia 1º/9
  • Colégio Diocesano Infantil – 3 e 4/9
  • Escola Santo Afonso Rodriguez – 11 e 12/9

Deixe um comentário

0 Comentário