Estudantes participam do Concurso Canguru de Matemática

21/03/2019 16:33:00 - Atualizada em 21/03/2019 16:47:33 - Por Samira Ramos

Estudantes do Colégio Diocesano participaram nesta quinta-feira, 21, do Concurso Canguru de Matemática, o maior concurso internacional da disciplina.  A competição ocorre anualmente e é destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. 

Este ano, o colégio participou com 242 estudantes divididos em seis níveis: 3º e 4º anos EF pelo nível P, 5º e 6º anos EF pelo nível E, 7º e 8º anos EF pelo nível B, 9º ano pelo nível C, 1ª e 2ª séries EM pelo nível J e 3ª séries EM pelo nível S. “O concurso ocorreu de forma optativa. Os próprios estudantes demonstraram interesse e buscaram fazer suas inscrições. Estamos felizes com a quantidade de inscritos”, conta o coordenador de Projetos Complementares, José Voste Júnior.

Ainda segundo o coordenador, este ano o colégio trouxe como novidade sua participação na modalidade Personalizada II, que dá acesso ao relatório de desempenho individual de cada participante. “Será possível analisar o índice de acerto das questões e erros por eixos (álgebra, geometria, números e lógica). Além disso, o departamento de matemática receberá as questões da prova comentadas e com suas resoluções. Dessa forma, os professores poderão identificar em que pontos podem intervir e focar no melhor aprendizado para os alunos”, ressalta.

O Concurso Canguru de Matemática tem como objetivo ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos, contribuir para a melhoria do ensino da disciplina em todos os níveis da Educação Básica, favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada e, por fim, estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada.