Diozinho realiza atividades alusivas à Semana Santa

15/04/2019 15:00:00 - Por Samira Ramos

As crianças do Colégio Diocesano Infantil participam de atividades alusivas à Semana Santa, para reviver a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Um dos ritos realizados nesse período é a cerimônia do Lava-Pés, que lembra o momento em que Jesus humildemente lavou os pés dos seus discípulos, logo após a Última Ceia.

O diretor espiritual do Diocesano Infantil, padre Pedro Vicente Ferreira, SJ, salienta que para entender o significado da cerimônia é preciso compreender o contexto. “Jesus desejava ardentemente comer aquela ceia. Só que quando chegou lá, os discípulos estavam muito envaidecidos, brigando entre eles. Jesus já havia alertado várias vezes que não era aquela a dinâmica do Reino de Deus”, explica. Então, Jesus decidiu demonstrar qual era o comportamento esperado, lavando humildemente os pés dos discípulos. De acordo com o jesuíta, ao realizar o rito com as crianças, elas compreendem que também podem lavar os pés dos outros, de forma simbólica, ao ajudar e serem solidários com os demais.

Durante os próximos dias, as crianças participarão ainda da Procissão de Ramos, da celebração da Santa Ceia e farão a entrega de rosas brancas para a comunidade próxima ao Diozinho. “O Infantil II trará rosas brancas na quarta-feira (17), que serão entregues aos moradores e trabalhadores mais próximos do quarteirão do colégio, para simbolizar o nosso amor pelo próximo”, ressalta a coordenadora pedagógica do Infantil II e 1º ano do Ensino Fundamental, professora Deborah Helany. “As crianças são condicionadas ao consumismo durante a Páscoa. O objetivo dessas atividades é fazer com que elas percebam o verdadeiro sentido desse período, para que entendam que a Páscoa é algo muito maior, é a celebração do amor de Deus por nós”, destaca a coordenadora.

Por meio das atividades, são trabalhados diversos valores como a partilha, a humildade, o amor e a empatia pelos demais. Em sala de aula, as crianças também desenvolvem a leitura e a escrita a partir da temática da Semana Santa. “Contamos toda a história da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus de forma lúdica e adequada a idade delas, incluindo também propostas de letramento, de representação gráfica, de noções quantitativas”, comenta a coordenadora.