Diferencial

Acolhimento

Consiste em propostas diárias de vivências lúdicas que favorecem as interações pessoais, as múltiplas aprendizagens e o desenvolvimento de normas de convivência.

Formação Religiosa

Baseada na “inspiração inaciana”, busca despertar na criança o sentimento de responsabilidade, solidariedade, compaixão e gratidão. As crianças vivenciam experiências, aprendem a comunicar-se com Deus, exercitam a prática de oração e reconhecem a importância da espiritualidade.

Cirquinho do Livro

O espaço lembra o picadeiro de um circo, no qual as crianças escutam, dramatizam histórias e têm contato com livros de literatura infantil, de forma lúdica e prazerosa, que favorecem o desenvolvimento do hábito pela leitura.

Programa Bílingue

Com o Programa Bilíngue, é realizado um processo de imersão na aprendizagem da língua inglesa, falada com naturalidade em situações dinâmicas e interativas, onde se cria um ambiente lúdico com atividades significativas que têm a ver com o contexto de vida das crianças, facilitando a imersão delas na cultura inglesa.

Psicomotricidade

As atividades motoras são organizadas em um ambiente adequado com experiências lúdicas que provocam o deslocamento do corpo no espaço, o relacionamento com os objetos e o desenvolvimento da coordenação dos pequenos e grandes músculos do corpo. Agindo sobre o meio físico, as crianças aprendem posturas corporais adequadas e ampliam habilidades de locomoção, expressividade, coordenação e equilíbrio corporal.

Recreação

Essa atividade é uma situação cotidiana da escola e um direito da criança. Um momento cheio de alegria e expectativas, no qual a criança, por meio do convívio com os colegas, desenvolve a imaginação, a interação social, exercita a iniciativa e o ato de escolher.

Sala de Atendimento Educacional Especializado

É um serviço de natureza psicopedagógica e pedagógica, realizado em um ambiente com equipamentos específicos, mobiliários, materiais didáticos e recursos pedagógicos de acessibilidade. Tem como objetivo complementar e/ou suplementar o processo de aprendizagem dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) da classe comum, ao estimular e ampliar suas habilidades funcionais, possibilitando possíveis avanços na aprendizagem escolar.

Roda de Conversa

É um momento de exploração de um tema, com questionamentos para desafiar e incentivar as crianças a verbalizarem experiências, pensamentos, fantasias e lembranças. Uma oportunidade para desenvolver a curiosidade, a imaginação e a capacidade de expressão oral, bem como atitudes de respeito às diferentes opiniões, paciência (esperar sua vez de falar) e manutenção da atenção para ouvir o outro.

Incentivo à Leitura

Formar leitores é algo que requer condições interpretativas de construção de significados necessários para o acesso ao código linguístico e aos saberes organizados que fazem parte de uma cultura. Esses saberes exigem um processo cognitivo de elaboração de hipóteses, construção de novos conceitos e ressignificação de novas ideias, que ampliam os canais de comunicação entre o sujeito e o meio. Dessa forma, a criança tem um papel ativo no seu processo de aprendizagem, sendo estimulada a refletir sobre o que lê e buscando sentido sobre o que pensa.

Arte na Educação Infantil

O contato da criança com atividades artísticas move e envolve emoções, permitindo que a criança seja autora do próprio fazer; oportuniza o exercício da descoberta da imaginação, da criatividade e da sensibilidade. É uma experiência que potencializa a capacidade intelectual, além de ser um modo diferenciado de perceber e de ler o mundo.

Musicalização Infantil

A música é vivenciada como atividade lúdica que desafia as crianças para o aprendizado. Favorece o desenvolvimento das habilidades inventivas, da expressividade, da percepção sonora, da socialização e do raciocínio lógico. De forma cooperativa, a criança executa música e, aos poucos, vai se tornando mais comunicativa e respeitosa quanto ao tempo e à vontade do outro.

Judô

É uma vivência que permite uma educação integral do corpo em movimento, promove o desenvolvimento de todas as possibilidades psicomotoras: localização espacial, lateralidade, coordenação conjunta e independente do corpo, além de proporcionar o relacionamento interpessoal, a autoconfiança e o autocontrole.

Serviço de Psicologia

Tem como foco de trabalho a observação e a prevenção em relação a aspectos do desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos, e o encaminhamento a profissionais especializados, quando necessário, possibilitando ajustes e mudanças no acompanhamento pedagógico e na rotina de trabalho com as crianças.

Habilidades Sociais

O projeto de habilidades sociais é desenvolvido com os alunos do 1º ano do ensino fundamental, suasfamílias e professores, de maneira interdisciplinar, num momento em que as crianças estão conhecendo e construindo seus valores e sua capacidade de gerir o próprio comportamento. Por meio desse projeto, a escola, em parceria com a família, consegue potencializar as competências sociais, emocionais e acadêmicas dos alunos, com conteúdo de alta relevância para seu desenvolvimento integral.

Balé

Conduz a criança a movimentar-se de forma consciente, conhecendo seu corpo e seus limites, ao executar exercícios de flexibilidade e alinhamento, adquirindo equilíbrio, leveza e graciosidade. Nessa dança, a criança também aprende a socializar, respeitar as diferenças, ter disciplina e ser mais responsável na arte e na vida.

Robótica Integrada ao Currículo

A robótica passa a ser incorporada como componente curricular de toda a Educação Infantil, estimulando a imaginação, o raciocínio, a criatividade e a capacidade para solucionar problemas, de forma lúdica e adaptada à faixa etária das crianças.