Considerando o estudante como centro do processo de aprendizagem, nessa etapa da educação básica, o Colégio Diocesano consolida e amplia o conhecimento adquirido no ensino fundamental, enfatizando o desenvolvimento das habilidades e competências próprias do ensino médio, previstas a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais. Dessa forma, há uma ampliação da carga horária dos componentes curriculares das distintas áreas para que se possa garantir a excelência da formação acadêmica, sem descuidar dos demais aspectos da formação integral.

Orientada pelo projeto educativo da Companhia de Jesus, a perspectiva de formação integral presente no currículo do ensino médio incorpora componentes práticos relacionados aos valores éticos e ao protagonismo do estudante no enfrentamento dos problemas de sua realidade. Desse modo, o conhecimento é explorado pelos professores de diferentes formas (individual e coletivamente, com diferentes recursos e metodologias) e em espaços diversificados, sendo instrumento efetivo de formação, fundamentado na fé, na prática da justiça, no diálogo inter-religioso e no cuidado com as pessoas e com o ambiente.

Em relação ao sistema de avaliação, o Ensino Médio do Colégio Diocesano permite a análise de aspectos cognitivos, socioemocionais e espirituais-religiosos, além de capacitar os estudantes para os vestibulares e olimpíadas mais importantes do Piauí e do Brasil. As habilidades e competências desenvolvidas nesse segmento garantem o acesso à universidade, a inserção no mercado de trabalho e levam o estudante a participar e intervir autonomamente na sociedade.

A proposta de Ensino Médio do Diocesano visa ao desenvolvimento da capacidade de ler a realidade de maneira crítica, à luz da visão cristã e inaciana de mundo, buscando a formação de pessoas que tenham, na justiça e no serviço, seus principais compromissos.

Destaques do segmento

– DioAprova
– Atendimento personalizado de psicologia educacional
– Aprofundamento em Matemática – Laboratório de Matemática
– Laboratório de Redação – DIOLAB
– Uso de tecnologias educacionais
– Estratégia diferenciada nas oficinas de redação

QUERO ESTUDAR no Diocesano

A aprendizagem de cada estudante é pensada em oito dimensões: afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, comunicativa, corporal e sociopolítica.