Projetos interdisciplinares

Ao passar da posição de receptor passivo de informações a ator do processo de aprendizagem, o aluno vê-se motivado a buscar novas formas de aprendizagem porque a situação se torna atraente. Dessa forma, o Colégio Diocesano compromete-se com o propósito de vinculação da prática e da teoria através do desenvolvimento de diversos projetos interdisciplinares que visam à formação integral dos educandos.

O Projeto Bullying envolve crianças e adolescentes, com o objetivo de sensibilizar alunos, educadores e famílias para a existência do fenômeno bullying e suas consequências, buscando despertá-los para juntos intervirem nessa problemática, reconhecendo o direito de toda criança e adolescente a frequentar uma escola segura e solidária, capaz de gerar cidadãos conscientes do respeito à pessoa humana e às suas diferenças.

O Habilidades sociais e acadêmicas da criança e do adolescente é um projeto que busca desenvolver, no ambiente escolar, as habilidades sociais e acadêmicas dos alunos, tendo em vista o fortalecimento de suas bases emocionais e a ampliação das suas competências sociais.

O Colégio Diocesano incentiva seus alunos, através do projeto “Liderança Estudantil” a utilizarem as suas habilidades para que através do apoio, da colaboração, da compreensão das diferenças e o se fazer um com o outro possa promover o serviço aos outros. A escolha para representante de turma é o exercício para a cidadania e comprometimento com o outro para o bem comum e para exercer a democracia.

O Projeto Ser e Conviver envolve a comunidade educativa, bem como pais de alunos com objetivo provocar reflexões sobre a leitura de mundo que cada um de nós faz da vida, tanto em contato consigo como em contato com o outro e descobrir estratégias pessoais e coletivas para desenvolver a capacidade de liderança, de escolha, de decisão e de iniciativa.

A escola concebe o processo educativo como uma perspectiva inclusiva, valorizando a dimensão humana, respeitando os fundamenwtos legais e considerando a importância de atender às diferentes necessidades dos alunos. Nesse sentido, adota os procedimentos a serem elencados como forma de subsidiar o planejamento do atendimento aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais, através do Projeto de Inclusão Escolar.

O Projeto A Paz É A Gente Que Faz visa favorecer aos alunos a oportunidade de demonstrarem suas múltiplas inteligências sejam interpessoais, espaciais, musicais ou artísticas, etc. permitindo-lhes expressarem essas diferentes inteligências e estilos cognitivos como seus pontos fortes e como consequência estarão desenvolvendo sua autoestima e construção da cidadania, que são fatores fundamentais, inquestionáveis de todo ser humano, devendo ser internalizado por toda comunidade educativa como valor ou estilo de vida.

Projeto Ressignificando o Aprender é um serviço de atendimento personalizado do Colégio Diocesano desenvolvido pelo Serviço de Orientação Educacional - SOE, com  apoio psicopedagógico e psicoterápico para crianças e adolescentes, que apresentam dificuldades nas as questões cognitivas, sócio afetivas e psicomotoras, sendo um local de espaço de trabalho, onde aprendentes e ensinantes estabelecem um vínculo afetivo especial e uma relação dinâmica em que o conhecimento poderá ser construído, vivenciado, significado e mediado.