Nossos diferenciais

Anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Nos anos iniciais do ensino fundamental, o Colégio Diocesano se apresenta como um espaço que ajuda a criança a desvendar o mundo, entendendo como deve agir, guiada pelo senso de justiça, e saboreando intensamente cada aprendizagem. Nos diferentes espaços de aprendizagem, professores e professoras oportunizam às crianças muitas experiências, fazendo com que aprendam com os colegas, com as histórias, com os livros, com a tecnologia e com toda uma diversidade de recursos interativos que facilitam a construção do conhecimento. No universo da cultura letrada, em que entram cada vez mais cedo, as crianças são desafiadas a interagir com os textos em sua diversidade, presentes em diferentes contextos sociais.

Nessa etapa da educação básica, os estudantes fundamentam seus valores e consolidam suas primeiras aprendizagens formais. Nesse processo são desafiados a operar, de forma reflexiva, coletiva, criativa e autônoma com problemas do contexto social em que estão inseridos, já iniciando um protagonismo baseado na articulação de suas vivências e saberes, na compreensão e na aplicação de conteúdos e informações, e na busca ativa de soluções para situações-problema. Para isso, o currículo é organizado com ênfase no domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e da pesquisa, além de experiências de construção de habilidades socioemocionais e formação espiritual.

Nesse contexto, o Diocesano desenvolve sua prática educativa comprometido com a busca de processos que assegurem a aprendizagem de todas as crianças. Nessa direção, o Diocesano compreende que a garantia do direito ao pleno desenvolvimento da criança depende do respeito ao direito de ser criança. Essa convicção faz com que o Diocesano desenvolva uma Proposta Pedagógica que respeita essa fase da vida, investindo de forma crescente no cuidar e no brincar, evidenciando as habilidades e competências cognitivas e sem perder de vista os processos formativos socioemocionais e espirituais, que se desenvolvem de forma articulada em todas as práticas educativas do Colégio.

Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)

Nos anos finais do ensino fundamental, os estudantes são mais instigados pela lógica de organização dos conhecimentos relacionados às distintas áreas do conhecimento. Com essa particularização, nesse segmento se enfatiza, nos vários componentes curriculares, a retomada e o aprofundamento das aprendizagens dos anos iniciais do ensino fundamental, visando a ampliação do repertório de habilidades e competências dos estudantes associadas às áreas de conhecimento, mas também associadas às dimensões socioemocional e espiritual-religiosa da formação integral dos educandos.

Nesse segmento, o Colégio Diocesano preserva o compromisso de estimular a reflexão e a análise aprofundada de processos formativos que contribuam para o desenvolvimento, no estudante, de uma atitude crítica em relação ao conteúdo e de sua aplicação na realidade, e de um protagonismo relacionado à busca de soluções para problemas que afetam a qualidade de vida das pessoas. Além disso, também enfatiza novos modos de mediação da aprendizagem, através da interação e o compartilhamento de significados entre professores e estudantes e da utilização de processos, recursos e tecnologias em permanente atualização. Para tanto, desenvolve práticas pedagógicas nos diferentes espaços de aprendizagem, bem como vivências interdisciplinares.

Ensino Médio

Considerando o estudante como centro do processo de aprendizagem, nessa etapa da educação básica o Colégio Diocesano consolida e amplia o conhecimento adquirido no ensino fundamental, enfatizando o desenvolvimento das habilidades e competências próprias do ensino médio, previstas a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais. Dessa forma, há uma ampliação da carga horária dos componentes curriculares das distintas áreas para que se possa garantir a excelência da formação acadêmica, sem descuidar dos demais aspectos da formação integral.

Orientada pelo projeto educativo da Companhia de Jesus, a perspectiva de formação integral presente no currículo do ensino médio incorpora componentes práticos relacionados aos valores éticos e ao protagonismo do estudante no enfrentamento dos problemas de sua realidade. Desse modo, o conhecimento é explorado pelos professores de diferentes formas (individual e coletivamente, com diferentes recursos e metodologias) e em espaços diversificados, sendo instrumento efetivo de formação, fundamentado na fé, na prática da justiça, no diálogo inter-religioso e no cuidado com as pessoas e com o ambiente.

Em relação ao sistema de avaliação, o Ensino Médio do Colégio Diocesano permite a análise de aspectos cognitivos, socioemocionais e espirituais-religiosos, além de capacitar os estudantes para os vestibulares mais importantes do Piauí e do Brasil. As habilidades e competências desenvolvidas nesse segmento garantem o acesso à universidade, a inserção no mercado de trabalho e levam o estudante a participar e intervir autonomamente na sociedade.

A proposta de Ensino Médio do Diocesano visa ao desenvolvimento da capacidade de ler a realidade de maneira crítica, à luz da visão cristã e inaciana de mundo, buscando a formação de pessoas que tenham, na justiça e no serviço, seus principais compromissos.